Fotos: Arquivo Pessoal
A pequena Ághata Marques Portes chegou ao mundo no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), às 9h19min de 10 de janeiro, pesando 2 quilos e 910 gramas e medindo 44 centímetros, de parto natural. Muito esperta, ela já reconhece a voz do pai, o vendedor Ariel Costa Portes, 29 anos, e da mãe, a vistoriadora de imóveis Tamires Aleen Marques, 30. Ativa, Ághata já faz suas pequenas travessuras.
- Ela vai se virando na cama aos pouquinhos até ficar de bruços sozinha. Quando está deitada de costas, já tenta levantar a cabeça e, agora, está aprendendo o movimento das mãozinhas, fica mexendo as duas e olhando o que está acontecendo ao seu redor - conta a mãe da pequena.
Tamires e Portes estão juntos desde janeiro de 2016, quando se conheceram. Ela morava em Caxias do Sul e veio fazer uma visita para a família durante as festas de final de ano. Na ocasião, ela foi passar o final de semana em um balneário com alguns amigos e a família.
- Minha irmã disse que, antes de irmos, passaríamos na casa de um amigo dela porque ele iria conosco. Quando vi, era na casa do Ariel. Foi amor à primeira vista. Ficamos um tempo namorando à distância e, depois, eu consegui um emprego em Santa Maria e me mudei com minha filha para a cidade. Nós continuamos o namoro, e ele passava mais aqui em casa do que na casa dele. Quando descobrimos a gravidez, ele se mudou para o meu apartamento e ficou a gestação toda cuidando de mim - comenta ela.
O casal desconfiou que um bebê estivesse a caminho quando Tamires começou a ter enjoos. Em um domingo de manhã, ela comprou dois testes de farmácia e os fez. Os dois deram positivo. Na segunda-feira, Tamires fez o teste de laboratório que também deu positivo. No exame de ultrassom, o casal descobriu que ela já estava com quatro semanas de gestação, e a alegria tomou conta das vidas deles. A irmã de Ághata, Érika Marques, 17 anos, ficou muito emocionada com a chegada da caçula e auxilia a mãe nos cuidados com a pequena. Ela troca as fraldas, dá banho e também ajuda na amamentação. Tamires não conseguiu amamentar a filha no peito e, por isso, utiliza o complemento alimentar. Como Portes é quem mais dá a mamadeira para a menina, os dois acabaram ficando muito apegados.
- Ela é um doce, fica bem quietinha comigo para mamar. É um sonho se realizando. Poder acompanhar a Tamires durante toda a gestação e no momento do parto foi muito emocionante. Fiz muitas fotos antes, durante e depois do parto e chorei bastante quando a minha filha nascer. Foi lindo ver. No momento em que a Ághata nasceu, nasceu um pai também - emociona-se Portes.
Tamires conta que a rotina da família mudou completamente desde a chegada da pequena. A mãe, o pai e irmã de Ághata estudam e trabalham. Os três fazem todas as atividades da casa e se revezam nos cuidados com a pequena.
- Eu não sei mais como seria minha vida sem a Ághata e sem a Érika. Elas são tudo para mim - diz Tamires.
Os pais ainda estão decidindo quando irão apresentar a pequena na igreja.
Nasceu Alice e Arthur Szepanski Guasso
OUTROS NASCIMENTOS EM SANTA MARIA
Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo
07/04
Arthur Wentz Fenner, filho de Daniela Pereira Wentz e Marcelo Arthur Fenner
Hospital São Francisco de Assis
09/04
Mikaella Carvalho Alves, filha de Gracieli de Souza Carvalho Alves e Jardel Soares Alves
10/04
Isabelli Goulart, filha de Catiane Medianeira Chaves Goulart
11/04
Henrrico Nunes da Rosa, filho de Marcela Domingues Nunes e Robson Silva da Rosa
12/04
Caio Muskopp Dutra, filho de Érica de Oliveira Muskopp e Matheus Rosa Dutra
As informações sobre nascimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122